3

Use Seu Cérebro


Os 10 mandamentos da longevidade.
 
1º. Tenha uma atitude positiva na vida e em relação à idade: não considere sua idade uma limitação. A maneira como uma pessoa se posiciona com relação ao envelhecimento é a chave para a sua capacidade de desenvolver-se. Freqüentemente, pessoas mais velhas têm oportunidades e possibilidades vantajosas que podem não ter tido quando mais jovens.

2º. Conheça e utilize bem o seu potencial genético: a grande maioria das pessoas têm genes que lhes permitem viver pelo menos 85 anos. Tire vantagens desses genes, não os frustre. Práticas de boa saúde o ajudarão a compensar pelo menos algumas das diferenças genéticas entre você e os centenários e a maximizar a porção da sua vida sem doença.

3º Mexa-se; seu corpo precisa de exercícios: coloque como prioridade manter o peso adequado e um bom preparo físico. A longo prazo é a estratégia mais eficaz para quem quer se tornar um centenário. Para todas as idades, o treinamento de resistência se torna cada vez mais importante na manutenção da força e dos músculos. Além disso, o tecido muscular aumenta a queima de gordura. A prática de exercício reduz o risco de doenças do coração e aumenta acentuadamente o bem-estar.

4º. Use seu cérebro: Crie novos desafios. Mantenha sua mente em funcionamento, com novas e diferentes atividades para exercitar as diversas partes do cérebro. Tire vantagem de oportunidades e possibilidades que podem não ter existido antes, tais como uma segunda carreira, atividades voluntárias, instrução musical, cursos variados, escrever ou viajar.

5º. Tenha uma alimentação saudável: enfatize as frutas e vegetais (legumes, verduras e grãos) na sua alimentação e diminua o consumo de carne, gorduras saturadas e hidrogenadas e doces. Coma moderadamente para evitar a obesidade. Se necessário, suplemente sua alimentação com os anti-oxidantes vitamina E e selênio.

6º. LIVRE-SE DO ESTRESSE: aprenda a lidar com ele. A vivacidade do seu cérebro e sua longevidade vão depender de quão bem você administra suas tensões. Aprenda a relaxar e a viver em paz. Bom humor, meditação, tai chi, ioga, exercícios, dança, contato com a natureza e otimismo são algumas das maneiras de minimizar o estresse.

7º. ELEVE-SE FAZENDO ALGO DE BOM PARA OS OUTROS: dedique-se a dar uma contribuição à sociedade. Sinta que está fazendo algo positivo para a coletividade em alguma atividade sua.

8º. NUNCA SE APOSENTE: mude de carreira, faça alguma coisa diferente, “curta” a vida, mas nunca se aposente. Continue a fazer planos e a se empenhar para realizá-los. Não abra mão de seus sonhos. Se necessário modifique-os, adaptando-os a uma nova realidade, mas não desista deles.

9º. Mantenha viva a sua espiritualidade: a conexão com o Espiritual faz parte da essência humana. As pesquisas têm demonstrado que vive mais e melhor quem ora, quem tem uma religião ou vive uma vida orientada pelo sentimento de que existe algo que transcende a vida.

10°. Aprenda a perdoar: aprenda a ser tolerante para com o próximo. Todos temos defeitos, problemas e dificuldades. Abra seu coração para o amor, para as pessoas e para a vida. Lembre-se o amor é que é o destino verdadeiro... mais vale quem a amar madruga do que quem outro verbo conjuga.

Por Dr. Jairo Mancilha
Um dia, depois de dominarmos os ventos, as ondas, as marés e a gravidade, vamos dominar por Deus as energias do amor. E, então, pela segunda vez na história da humanidade, o homem terá descoberto o fogo.
(Teilhard Chardin)


Leia Mais...
1

Reflexões para a Vida!



Não destrua seus valores comparando-se com outras
pessoas.
É por sermos diferentes uns dos outros que cada
um de nós é especial. 
Não estabeleça seus objetivos por
aquilo que os outros consideram importante.
Só você
sabe o que é melhor para você.
Não considere como
garantidas as coisas que estão mais perto de seu coração.
Dê atenção a elas como à sua vida, pois sem elas a
vida não tem sentido.
Não deixe sua vida escorregar
pelos dedos, vivendo no passado ou só voltado para
o futuro.
Não desista enquanto você tiver algo para dar.
Uma coisa só termina realmente no momento em que
você deixa de tentar.
Não tenha medo de admitir que
você é "menos que perfeito".
 É esse tênue fio que
nos liga uns aos outros.
Não tenha medo de correr
riscos.
É aproveitando as oportunidades que nós
aprendemos a ser valentes.
Não exclua o amor de sua
vida dizendo que ele é impossível de encontrar.
A maneira
mais rápida de perder o amor é agarrar-se demais a ele,
e a melhor maneira de conservar o amor é dar-lhe
asas.
Não despreze seus sonhos.
Viver sem sonhos
é viver sem esperança.
Viver sem esperança é viver
sem objetivo.
Não corra pela vida muito depressa.
A pressa pode fazê-lo esquecer não só onde você esteve,
mas também para onde você vai.

A Vida não é uma
competição, mas uma jornada, e cada passo
do caminho deve ser saboreado.
Um texto, de autoria desconhecida, se alguem souber o Autor por favor me diga.
Abs VCaparroz.
Leia Mais...
 
Customizado por|VCaparroz|Esquina do Tempo © Copyright | Template By Mundo Blogger |